WHAT'S NEW?
Loading...

Como criar uma foto panorâmica


Lentes grande angulares dão efeitos muito interessantes ao fotografar paisagens ou ambientes. Porém, nem sempre temos uma a disposição. Então, uma maneira bem legal de simular essa lente é fazendo uma foto panorâmica. Essa técnica também é muito interessante para conseguir uma foto de tamanho maior do que a câmera pode captar.

Para fazer uma foto panoramica, definimos o local a ser fotografado e clicamos a foto por partes, seguindo uma sequência. Cada foto dessa sequência deve captar cerca de um terço da área da foto anterior.



Antes de juntar as fotos captadas, vou primeiro fazer uma breve correção nas cores, pois a areia está bem escura e as cores não me agradaram muito. Minhas fotos estão em RAW, então vou selecionar todas pelo Adobe Bridge e abrí-las noAdobe Camera Raw.


Lembrando que minhas fotos foram feitas com a mesma fotometria, ou seja, mesma abertura, velocidade e ISO. Então, todas as alterações que eu fizer em uma, terei que fazer igual nas outras. Posso fazer isso de duas maneiras: uma opção é selecionar todas as imagens na parte lateral esquerda do ACR e editar na primeira imagem, a outra opção é editar uma única foto e sincronizar todas depois. Mas, para ser mais ágil, selecionarei todas. Dessa forma, as alterações feitas na primeira, também serão aplicadas nas outras.





Resultado de uma das imagens com as correções.

Com os ajustes feitos, clico em Done, pois não quero carregá-las no Photoshop agora, e sim apenas salvar essas correções nos arquivos em RAW. Volto ao Adobe Bridge, seleciono novamente todas as minhas fotos, e vou no menu Tools > Photoshop > Photomerge.


A janela abaixo aparecerá, deixarei em Auto mesmo, e clicarei em OK. O Photoshop vai automaticamente buscar os pixels similares nas imagens em sequência e mesclá-las.


Nem sempre teremos resultados perfeitos. E, algumas vezes, o resultado será similar ao da imagem abaixo.



Quando essas "faixas" aparecerem, basta selecionar todas as layers e ir no comando Edit > Auto-Blend Layers e escolher a opção Panorama.







Podemos ver que meu espaço não está totalmente preenchido. Eu poderia simplesmente dar um Crop cortando as sobras. Porém, minha imagem ficaria menor ainda usando o Content-Aware, um recurso disponível a partir da versão CS5. Com ele, posso criar informações onde não há. Para isso, seleciono uma área que contenha um pedacinho do que eu quero. Posso fazer isso ao selecionar toda a minha imagem (clicando nela no thumbnail do layer no painel Layers com o Ctrl pressionado) e, depois, vou em Select > Modify > Contract (na minha imagem, coloquei o valor 60) e inverto a seleção.



 Depois, vou no menu Edit > Fill > Content-Aware.

E, tcharam! O Photoshop buscou áreas similares e recriou informações para preencher as áreas vazias!

Então, para finalizar, corrigi algumas sujeirinhas com o Patch Tool. Por meio do Curves, realcei algumas cores, como o amarelo (diminuindo o azul) e o vermelho, e também dei uma leve clareada.



Por fim, apliquei um Crop para visualizar melhor:


Espero que tenham gostado!

Abaixo, mais alguns exemplos.
Dica: Ao fotografar na vertical, podemos ter uma imagem um pouco mais ampla. Podemos verificar essa diferença entre a foto do tutorial e os dois primeiros exemplos abaixo, em comparação com os dois últimos.





0 comentários:

Enviar um comentário