WHAT'S NEW?
Loading...

Dicas de como fotografar, e usar o efeito HDR


      A fotografia HDR (High Dinamic Range) está super “na moda” ultimamente. Por isso resolvi fazer uma série de artigos sobre o assunto para contemplar tudo sobre essa técnica – desde como tirar as fotos até como editá-las.
Se bem utilizada essa ténica pode dar vida à foto criando um clima super-realista, com um contraste impressionante em cores ou em P&B. Se mal utilizada, no entanto, ela pode criar um resultado falso e esquisito!
Vamos começar?



O que é HDR?

O que chamamos hoje de HDR é uma técnica que – simplificando ao máximo – faz fotos terem o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando esta técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na luz, ao mesmo tempo.
Essa técnica já é usada a muito tempo, inclusive com filme. Mas é com o digital que ela ganhou força, sendo mais fácil aplicá-la em diversas situações.

Como utilizar essa técnica?

Para uma HDR legítima é preciso tirar pelo menos 3 fotos com exposições diferentes da cena, utilizar um aplicativo específico(Photomatix, Photoshop, etc) para juntar esssas exposições e depois fazer diversos ajustes finos na imagem final.
Essas necessidades tornam a técnica um pouquinho complicada, mas não impossível ;)
Dá pra fazer só com uma foto? Sim – mas existem limites e a qualidade final da imagem vai cair. Dá pra fazer sem o cuidado de um tripé? Dá – mas as chances de aparecerem aberrações serão maiores. Dá pra fazer com uma câmera simples? Sim – mas as compactas não oferecem algumas facilidades na hora de tirar as fotos.
Mas o mais complicado não é a criação da HDR em si, e sim usar a situação ideal. O pecado de muitas HDRs que vemos por aí é o uso exagerado e muitas vezes sem necessidade da técnica.

Resumindo

Para criar uma foto com um Alcance Dinâmico Altíssimo (que é a HDR) nós tiramos três fotos que peguem os detalhes de toda a imagem:
E juntamos elas em uma só:

0 comentários:

Enviar um comentário